Uma boa pesquisa é o segredo para produzir conteúdo de qualidade

Um dos memes mais compartilhados sobre a gafe de Pazuello

O que na gafe da semana tem a nos ensinar? O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, virou meme esta semana após protagonizar um verdadeiro vexame durante entrevista coletiva. O episódio aconteceu na última terça-feira, dia 9, quando associou, erradamente o clima das regiões Norte e Nordeste ao Hemisfério Norte. Com base nesta associação, pra lá de equivocada, afirmou ainda que o pior da pandemia do coronavírus já teria passado.

É claro que não demorou para a internet ser invadida por memes irônicos. Com toda razão, não?! Afinal, é um general do Exército Brasileiro e ministro interino da Saúde, cargos que demandam de um mínimo de conhecimento, inclusive geográfico, afinal vai definir estratégias tanto no campo da Saúde, quanto da Defesa.

O boneco de neve foi outro meme que ganhou as redes sociais

Enfim, o que esta gafe nos ensina? Ensina que é preciso pesquisar antes de escrever ou falar sobre determinados assuntos, principalmente quando não o dominamos. Às vezes, poucas linhas de um post levam horas de pesquisa. A pesquisa é essencial para produzir um conteúdo relevante.
Aliás, pesquise também antes de receber um jornalista para uma entrevista, para entregar algo diferenciado. Em ambas as situações, é sua imagem que está em jogo e, com certeza, não vai querer virar chacota do público?!

Só para refrescar a memória, as regiões mais próximas da Linha do Equador, principal paralelo que divide o globo entre hemisférios Norte e Sul, são mais quentes. As mais distantes, consequentemente, são mais frias. Tem a ver com a incidência dos raios solares. Ah, já comecei a me lembrar das aulas da quarta ou quinta série, da professora girando o mapa-múndi com uma vela na mão… Chega!

É isso, pessoal! Pesquisar nunca é demais e evita passar vergonha por aí…

Contextualizando
Para encerrar esse assunto, a Linha do Equador corta o território nacional sim, só que lá no topo do Brasil, passando pelos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador. Por estarem próximas da Linha do Equador e por receberem mais sol, por mais que estejam geograficamente no Hemisfério Norte, as regiões Norte e Nordeste do Brasil são quente o ano todo. Você pode escolher, no máximo, se quer passar mais ou menos calor.
É isso, pessoal! Pesquisar nunca é demais e evita passar vergonha por aí…

author-sign

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *